Quem passa, no período noturno, pela Praça 04 de Julho, no centro de Castanheira, deve ter percebido que as letras que designam a cidade, uma mania nacional, receberam a projeção de luzes de led na cor Lilás.
A iniciativa, da Secretaria Municipal de Assistência Social, visa fortalecer uma metodologia que tem dado resultados positivos nos últimos anos, em todo o país, que é usar cores específicas para lembrar doenças e algumas lutas, objetivando a prevenção.
O lilás, por exemplo, chama a atenção para a importância da sociedade não tolerar a violência contra a mulher.
Para se ter uma ideia da importância da prevenção, pesquisa do antigo Ibope revela que 3 em cada 4 pessoas dizem sentir algum tipo de dor, frequentemente, ou enfrentam algum problema grave, como a violência dentro de casa.
Como mais de uma cor e consequentemente mais de um tema se destaca em cada mês, a Secretária Amaziles Eleto lembra que um dos temas será escolhido por sua equipe para alimentar a cultura das cores e focar em problemas sociais específicos.
O próximo mês de setembro, por exemplo, tem diversas campanhas preventivas, com suas cores especificas: prevenção contra as doenças do coração (vermelha), incentivo a doação de órgãos (verde), importância da prevenção contra o câncer infanto-juvenil (dourada) e prevenção contra o suicídio (amarela).
A pergunta que alguns já fazem: que cor vem por aí? Aliás, destaque-se que a iniciativa contribui para o embelezamento da Praça principal da cidade.