Educação teve semana produtiva em Castanheira

Data: Sábado, 15/10/2022 16:00

O setor de educação do município, na semana que termina com o Dia do Professor, celebrado neste sábado, 15, teve uma semana intensa de atividades.

Além das esperadas homenagens às crianças – feitas em todas as unidades – pelo dia celebrado no último dia 12 e, em contrapartida, a homenagem destas, aos professores, pelo seu dia, a equipe envolvida com o programa “União Faz a Vida” foi homenageada com um Jantar, no Restaurante Fogão de Lenha, pelo Sicredi. Fechando a agenda, mais de 80 profissionais participaram da segunda etapa da capacitação da Metáfora Assistência Educacional, dentro do programa de educação continuada da pasta.

Sobre a capacitação, a Secretária Rosenir Monteiro Melo destaca a relevância dos temas, compartilhados e debatidos ao longo de quatro horas, na sexta-feira, 14, na Creche Municipal Pequeno Príncipe, tendo como palestrante e mediador o professor Luiz Alberto de Alcântara, graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre em Educação e doutorando pela mesma instituição.

Os enfoques “gestão democrática na educação”, “legislação na educação” e “Lei Lucas”, priorizados na etapa, estão cada vez mais em destaque nas pautas de reflexão e nas lutas da classe para que o espírito da lei que rege a educação seja cada vez mais observado no país, garantindo qualidade ao processo educativo.

A capacitação teve como maior novidade o momento dedicado a Lei Lucas, sancionada em 04/10/2018, que obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimento de primeiros socorros.

Para o professor Luiz este projeto de capacitação da Secretaria de Educação atualiza conteúdos e fortalece o trabalho do setor no município. Ele destaca também a preocupação do prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, que pleiteou junto a Metáfora Assistência Educacional um momento com profissionais de outros setores. Os funcionários da Secretaria Municipal de Obras, por exemplo, tiveram palestra especial, na Câmara Municipal, sobre “a importância da boa comunicação no ambiente de trabalho”.