Agricultura: Paulo Horodenski está de volta

Data: Quinta-feira, 03/11/2022 06:00

O filho de Pitanga, Paraná, Paulo Horodenski, 60, voltou e já despacha normalmente no gabinete da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente desde a última terça-feira, 1º de novembro. Na volta a casa recebeu as boas vindas do prefeito municipal, Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho.

Pecuarista, Paulo, casado com Cleide Neuman Horodenski e pai de Rodrigo e Rafael,  esteve a frente da SAMA de 2017 a 2020, na segunda gestão da ex prefeita Mabel de Fátima Melanezi Almici, somando com sua equipe em alguns projetos inovadores para o município, entre eles a inserção do café clonal no cotidiano da agricultura familiar.

Com a saída recente de Nicoli Pereira, ele volta a comandar a Secretaria considerada estratégica no município, por sua vocação na agropecuária, especialmente na produção de leite, carne e dos frutos da agricultura familiar.

Em Castanheira desde 17 de janeiro de 1986, ou seja, dois anos antes da emancipação político-administrativa do município, Paulo Horodenski, além das lidas no campo e de já ter sido titular da pasta da agricultura e meio ambiente, atuou no comércio, implantando o primeiro mercado no Vale do Seringal, na Comunidade Nova Conquista, entre os anos de 2012 e 2015.

Segundo ele, o primeiro desafio de sua nova gestão é fortalecer os projetos principais da SAMA, entre eles o da consolidação da cultura do café e do transplante de embriões em bovinos, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.