Estante Mágica tem 400 crianças autoras em Castanheira

Data: Terça-feira, 20/12/2022 07:00
Fonte: Site Castanheira News

No desfecho do ano letivo de 2022, na Escola Municipal Castanheira, aconteceu um momento inesquecível. Foi a Noite de Autógrafos da versão local do Projeto Estante Mágica, que tem despertado milhões de alunos no país a desenvolverem o gosto pela leitura e por ilustração, construindo suas próprias histórias.

Segundo a professora Nilma Ferreira da Silva Moreira, que esteve na direção da instituição, no limite entre os bairros Guadalupe e Santa Rita, a iniciativa de inseri-lo em Castanheira brotou quando ela teve contato com alguns registros na internet. Emocionada, lembra que foi “amor à primeira vista”. Compartilhado o sonho com os professores, a adesão foi imediata.

Ao todo, segundo ela, em torno de 400 alunos da rede municipal de ensino participaram, escrevendo suas próprias histórias, dentro do formato do projeto: 6 páginas de escrita e 6 de ilustrações. Agora, os trabalhos estão disponibilizados em dois formatos e podem vistos através de um link e disponibilizados para compra, dos pais interessados, em dois formatos.

Entusiasmada com o resultado, aplaudido pelo público em um evento inesquecível, em que a emoção era percebida no ar, ela destaca a participação efetiva de todos os profissionais da educação, pais e, claro, dos alunos. Entre os testemunhos, singulariza o de uma garota: “Estou realizando um sonho”. Um dos meninos participantes revelou que “se sentindo um astro”, na noite de autógrafos.

Para os professores, ver o entusiasmo de cada aluno na construção de seus próprios textos e ilustrações, se tornando agente de um processo, tendo como resultado final um livro de 12 páginas, não tem preço. “Valeu o empenho, o envolvimento de todos, pelo resultado alcançado”, diz uma das professoras envolvidas no projeto desenvolvido ao longo do segundo semestre. A boa notícia é que no próximo ano a segunda edição estará em curso. Melhor: ao longo de todo ano.

Quem é

Dentro da filosofia de estimular uma educação transformadora, tornando as crianças protagonistas de suas próprias histórias, a “Estante Mágica” surgiu em 2009, quando seus fundadores, os empresários Robson Melo e seu sócio Pedro Concy, ambos advogados,  decidiram abrir um negócio social de educação.

Em 2022 já alcançou a marca de 1,5 milhão de crianças autoras e já foi introduzido na Espanha e Portugal.

Ao longo da execução do projeto nas escolas, uma equipe cria materiais de apoio e guias de aplicação para orientar os professores. As escolas e as famílias não pagam nada por isso.