Saúde: Semana tem vacina ambivalente e Conferência

Data: Segunda-feira, 20/03/2023 13:00

A partir desta segunda-feira, 20, todos os grupos prioritários já podem ser vacinados com a vacina bivalente contra a covid-19 em Castanheira, no PSF Urbano, no Bairro Guadalupe, das 9 às 11 e das 13 às 16 horas.

O imunizante bivalente da Pfizer começou a ser aplicado no fim de fevereiro no país, dentro dMovimento Nacional pela Vacinação, inicialmente nos idosos com mais de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Neste segundo momento podem se vacinar contra a Covid 19 com a quinta dose ambivalente os idosos acima de 60 anos de idade, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, gestantes e puérperas e trabalhadores de saúde.

As vacinas bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento. A Agência Nacional de  Vigilância Sanitária (Anvisa) já atestou a segurança das doses disponíveis no Brasil

Da equipe de imunização, responsável pela rede de frios, Eliane Terezinha Mariano reforça apelo do Ministério da Saúde sobre a necessidade de vacinação para proteger contra as formas graves da covid-19, que matou quase 700 mil pessoas no Brasil desde o início da pandemia, em 2020.

Conferência

Na próxima sexta-feira, 24, no plenário da Câmara Municipal de Castanheira, das 7 às 11 e das 13 às 17 acontece a 7ª Conferência Municipal de Saúde, seguindo a linha de debates da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para ocorrer em Julho, que tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”.

Como nas outras edições, o evento é aberto à participação de pessoas que utilizam o SUS, trabalhadores da área, gestores e prestadores de serviços.