Uma equipe da Prefeitura Municipal de Castanheira, coordenada pela Secretária Sonia Pereira, da Administração, participou no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, nos dias 27 e 28 últimos, do 5º Seminário Gestão & Investimentos da Associação das Entidades de Previdência do Estado e Municípios Mato-Grossenses (Apremat).
Ao longo do evento um dos preletores, Waldir Teis, supervisor da Escola Superior de Contas, chamou a atenção para as diferentes realidades apresentadas pelos Regimes de Previdência Social (RPPS).
“Temos aqueles com patrimônio financeiro elevado e outros com dificuldades. Neste caso, a sociedade tem que recolher impostos para suportar a folha de pagamentos dos inativos, porque lá atrás não houve o cuidado necessário para fazer um ‘colchão’ financeiro. Então, essa preocupação da Associação tem que ser elogiada”, disse.
De acordo com a presidente da Apremat, Luana Ortega, a capacitação está entre as principais metas da diretoria, que tem por objetivo alcançar os gestores à frente dos 107 RPPS de Mato Grosso. Neste contexto, apontou que a participação da Corte de Contas é fundamental.
O evento também contou com a participação de técnicos do Ministério da Previdência Social, além de renomados especialistas do segmento. Ao longo do evento foram abordados temas como a Manualização e Sua Contribuição para Governança Coorporativa e Novidades nos Sistemas do MPS e Prova de vida, dentre outros.