19º Torneio Leiteiro já movimenta Parque de Exposições

Data: Quarta-feira, 24/05/2023 07:00

O 19º Torneio Leiteiro de Castanheira, que tem início oficial marcado para esta quinta-feira, 25, no Parque de Exposições, já movimenta o local há semanas. Mas, desde a última segunda feira, 22,  alguns produtores já começaram a se deslocar, com suas matrizes, para o seu recinto, com a abertura do período “da chegada”.

Até o próximo domingo, Castanheira será referência das atenções na região noroeste do Estado, pois o evento, o maior do município, movimenta um dos setores mais importantes de sua economia, sendo uma espécie de vitrine, no que diz respeito aos negócios, e um espaço de congraçamento de um segmento importante da cadeia do agro.

Na programação do evento deste ano, realizado pelo governo municipal, através da Secretaria de Agricultura (SAMA), com apoio da Câmara Municipal, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Sindicato Rural, FAMATO, SENAR e EMPAER, palestras, um curso – o de Derivados do Café – shows musicais e, obviamente, as ordenhas. Nos interregnos, o chamado lanche produtor,  almoço,  jantar e antes de tudo, o café da manhã.

As palestras acontecem na sexta e no sábado, 26 e 27 de junho. A primeira, compartilhada pelo médico veterinário Dr. Pedro Tsuneda, nesta sexta, às 14h., versa sobre “Reprodução e Nutrição na Bovinocultura Leiteira”. A segunda, no mesmo dia, às 19h., com Bruno Fernandes de Faria, versa sobre “A importância da ATeg e o Sindicato Rural na Assistência Técnica gerencial no município de Castanheira”. No sábado, às 20h, uma “Palestra Agrotécnica” encerra o ciclo.

Dos Shows, um será de viola, na sexta, com TH e Raniel. O outro, no sábado, traz de volta à cidade uma dupla já conhecida, Nando e Julia Rafaela. O primeiro, começa às 21 horas da sexta e o segundo a partir das 22 do sábado. Evento termina no domingo, 28, com almoço. Antes, o momento mais aguardado, o da premiação. Neste ano, duas categorias foram instituídas para o Torneio: crioula e livre.

Outra atração do evento será a competição de Laço Comprido, que acontece em três momentos: na sexta, sábado e domingo, sempre com início às 09 horas.

Entre os promotores e as empresas que ocuparão vários stands no recinto do Parque, a expectativa é que a edição seja a melhor de todas. É o que veremos a partir das 13 horas desta quinta feira, 25, quando acontece a abertura oficial. Neste dia, tem início a competição, com a esgota das matrizes, às 16 horas.