Torneio Leiteiro: Conheça os vencedores da 19ª Edição

Data: Segunda-feira, 29/05/2023 08:00

“Graças a Deus tudo transcorreu em paz”. A avaliação de um dos participantes do 19º Torneio Leiteiro de Castanheira, encerrado neste domingo, 28, no Parque de Exposições da cidade, é apenas um dos indicadores positivos do evento. A isto somam-se algumas alterações nas regras e a presença do público, a maior dos últimos tempos.

Os resultados satisfatórios coroam os esforços da equipe do Secretário Paulo Horodenski e consolida uma das marcas do torneio, que tem sido o envolvimento dos parceiros comerciais, que disponibilizaram os prêmios. Em outra ponta, os apoios da equipe de governo, Câmara Municipal, Empaer, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), Famato, Senar e Sindicato Rural.

Nas disputas, duas novidades em relação as últimas edições: não houve desconto da maior tirada e a organização resolveu instituir duas categorias, a livre e a crioula. A diferença entre uma e outra, depois de cinco ordenhas, foi de 15 litros. A vaca Surpresa, da expositora Maristela Maria Gonçalves, campeã da categoria livre, obteve 111.300 litros e a Fafá, de Amilton Sant”Anna, 96.131, com médias, respectivas, de 22.260  e 19.226 litros.

Animado com o bom andamento do evento, o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, destacou a alegria em ver a participação do público e a harmonia entre os participantes, singularizando o exemplo de Amilton Sant"Anna, que participou de todas as edições e conseguiu, com Fafá, na categoria crioula, sua quarta vitória. Também parabenizou Maristela por sua conquista. Paulo Horodenski, por seu turno, agradeceu a todos os envolvidos, a começar de sua equipe, que tornaram possível o belo desfecho.

Ao longo de quatro dias - desde a última quinta - o 19º Torneio Leiteiro desenvolveu extensa programação. Além da competição entre as matrizes dos produtores, aconteceram provas de laço comprido, concurso de queijo, curso de derivados de café, palestras, shows e o público pode visitar vários stands, onde empresas e instituições expuseram produtos e serviços, e usufruir de refeições no local. Neste cenário, destaque para a boa organização. "Estamos satisfeitos e gratos", conclui Paulo.

Os proprietários campeões levaram, cada um, uma novilha girolanda pura; os vices, R$ 10 mil reais, os terceiros lugares R$ 5 mil, uma tonelada de ração e 2kits especiais; os 4º lugares, R$ 2 mil e mais três prêmios, sendo outros R$ 1.500 em produtos específicos; e os dois 5º lugares R$ 4 mil reais. Os particiantes do 6º ao 10º lugares, nas duas categorias, também foram agraciados com prêmios específicos.

Confira neste Site galeria de fotos com alguns dos momentos do evento.