Saúde capacita equipe na inserção de DIU

Data: Segunda-feira, 29/05/2023 08:00

A Secretaria Municipal da Saúde está capacitando uma equipe na inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), que é um método contraceptivo não hormonal, ofertado pelo Sistema Unido de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde tem orientado as unidades de saúde do país no sentido de qualificar profissionais na aplicação deste método, especialmente os médicos, para aumentar a segurança no procedimento, assegurando as mulheres um atendimento qualificado e responsável.

Na última semana esteve em Castanheira o enfermeiro obstetra Eberson Antonio Vogel ministrando curso para este atendimento do qual participaram os médicos Dr. Thiago, Dr. Adelmo e Dra. Edylangela e os enfermeiros Roseli Bento, Ana Paula Licheski e Luzia Auxiliadora.

Segundo a Secretária Ana Paula Barros Vargens, foi a parte teórica, com o conteúdo sendo desenvolvido na sala de reuniões do PSF Vale do Seringal, no Bosque da Saúde. Em data a ser definida haverá ministração prática, habilitando os participantes, que receberão os respectivos certificados.