Festival da Canção chamou atenção pelo alto nível dos competidores

Data: Quarta-feira, 05/07/2023 08:00

Quem assistiu a final do Festival da Canção, no último domingo, 02, inserido na programação dos 35 anos de emancipação de Castanheira deve ter percebido a dificuldade do corpo de jurados para escolher as canções vencedoras.

“Foi de muito bom nível, superando as duas edições anteriores”, revelou um dos jurados, pedindo para não ser identificado. Assim, os que não conquistaram os prêmios devem se orgulhar de competirem e de estarem entre os 10 melhores, depois da eliminatória na sexta feira anterior, 30 de maio.

De Castanheira, as melhores classificadas foram duas mulheres: Adriana Márcia, do 4º Assentamento, no Vale do Seringal, com 906 pontos, que interpretou "A Vitória Chegou",  levando um dos prêmios uma vez que o Festival premiou os cinco melhores classificados. Depois dela, Andreia Firmino, que obteve 852 pontos, ficando em 7º lugar, interpretando "Tá chorando por que?"

Ao final “da final” os quatro primeiros lugares ficaram com intérpretes de Juína: Isaías Cristino e Nathalia Gomes, em 1º lugar, com 962 pontos; Jonhy Kelvis, em 2º lugar, com 939 pontos; Ellen Maykely Souza, em 3º lugar, com 928 pontos e a dupla Antonio Paulo e Claudio, em 4º lugar, com 925 pontos.

A canção vencedora foi Aleluia, um clássico de Leonard Cohen, que no Brasil ganhou versão de autoria de Alvaro Sampoio. Essa e outras versões brasileiras são alvo de discussão nas redes sociais, pois fogem do propósito de Cohen, que fez originalmente a canção pensando em Davi, o Rei da Bíblia, exaltando a beleza de Beth Seba, que o levou a pecar.

Além da alta qualidade das interpretações, que pode ser exemplificada no fato de Cloves Xavier, vencedor em edição anterior, ter ficado em 10º lugar com “Vestido de Seda”, alguns detalhes chamaram a atenção. Um deles o fato da dupla Antônio Paulo e Cláudio, que ficou em 4º lugar, ter sido formada há apenas um mês.

O Festival da Canção 2023, organizado pela Prefeitura Municipal através das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação e Cultura teve o apoio do Sítio Guaxo, Pneumar, Câmara Municipal, Tozzo, Sicredi, Posto do Leo, Mercado Pingo de Mel e Resolv.