Agenda de Obras inclui frentes nas linhas 04 e Capixaba

Data: Sexta-feira, 28/07/2023 12:00

Todo ano, no período de estiagem, equipes da Secretaria Municipal de Obras de Castanheira prioriza o patrolhamento das estradas vicinais do município, que se estendem por um percurso de 1500 quilômetros.

Nos últimos, porém, este serviço tem ido além, contemplando a quebra de áreas com aclives e declives, substituído de forma permanente as velhas pontes de madeira, construído bueiros de várias especificações e introduzido outras melhorias.

Registrar o cotidiano dessas equipes não é tarefa tão fácil, considerando o ritmo das várias frentes de trabalho, inclusive além deste propósito, objetivando manter o fluxo ininterrupto de veículos ao longo do ano, atendendo especialmente as demandas do escoamento da produção e do transporte escolar.

Um bom exemplo está “no executado” nas últimas semanas. Além das obras de galerias de águas pluviais e da rotatória na saída para Juruena, ambas no perímetro urbano, o patrolamento se manteve no Vale do Seringal e outras regiões, como a linha 04.

Mais recentemente, outra equipe começou a trabalhar na recuperação da estrada vicinal da chamada linha dos Capixabas, neste caso incorporando a construção de um bueiro de aduela de concreto, num dos trechos. Na linha João Paulo, a pavimentação asfáltica na direção do Vale do Seringal avança.

A rotina das equipes, como explica o vice-prefeito Jandir Scheffler, que coordena uma das frentes, começa bem cedo e termina, muitas vezes, nas primeiras horas da noite. O senso do urgente prevalece entre todos.

O Secretário de Obras, Anderson Fernandes Mota, o Mineirinho, atribui os resultados alcançados, além deste trabalho das várias equipes, aos esforços do prefeito Jakson de Oliveira Rios Junior para equipar o setor de máquinas da Prefeitura. Entre eles avançar é uma palavra de ordem.