Queimadas: Escolas tiveram palestras educativas

Data: Sábado, 26/08/2023 09:00

Qual a maior novidade da semana para o alunado em Castanheira? Certamente foi o trabalho de conscientização sobre os danos das queimadas, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, corporação de Juína.

Na quinta e sexta feira, os soldados Márcio e Nascimento, da Companhia Independente Bombeiros Militar (14º CIBM/Juína) compartilharam o tema “Queimada é crime” nas escolas das zonas urbana e rural, com ampla participação da comunidade escolar.

Segundo OLivia Rios, da pasta dirigida por Paulo Horodenski, e da coordenação do programa, participaram, além do corpo docente e demais funcionários das escolas, 508 alunos na Escola Estadual Maria Quitéria, 397 na Escola Municipal Castanheira, 115 na Escola Estadual Paulo Freire, 117 na Escola Estadual Mário de Andrade, 107 na Escola Municipal José de Alencar, 76 na Escola Presbiteriana, 63 na Escola Municipal Dom Pedro I e 35 na Escola Municipal Jorge Amado.

Atendendo orientação repassada aos municípios, a SAMA definiu um Plano de Ação, incluindo palestras educativas nas instituições de ensino. Paralelamente, várias ações, como planfletagem, alerta a população que as queimadas urbana e rural são proibidas, por força da Lei Municipal 821/2016.

As peças publicitárias incluem frases de efeito como “quem brinca com fogo pode se queimar” e “queimadas, urbana ou rural, só acaba mal!”. O telefone para denuncia é o (66) 3581 1032.