Saúde alerta para males do Tabagismo

Data: Quarta-feira, 30/08/2023 12:00

O tabagismo, definido modernamente como uma forma de “cringe”, ou seja costume inadequado, teve um dia de conscientização sobre seus danos nesta terça feira, 29, em Castanheira, através de atividade informativa e educativa desenvolvida para um público especial na Unidade Básica de Saúde Urbano, no Bairro Guadalupe.

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, tendo à frente, entre outros profissionais, a enfermeira Diana Souza, deixou em evidência os males do hábito, segundo uns, vício, segundo outros, causador de mais de 160 mil mortes, anualmente, no Brasil, gerando custos diretos e indiretos de mais de R$ 125 bilhões só em 2022, em consequência das doenças decorrentes.

A propósito dos que ainda veem o tabagismo como um hábito social, Diana lembrou que se trata, na verdade, de uma doença, resultante da dependência da nicotina, que após ser absorvida atinge o cérebro entre 7 a 19 segundos, liberando substancias químicas para a corrente sanguínea, dando uma falsa sensação de prazer e mal-estar.

Conforme destaque de um Site local, a propósito da atividade da pasta dirigida por Ana Paula Vargens, a dependência nunca acaba bem. Daí a preocupação da equipe em reforçar apelos e lembrar conteúdos sobre o tema para a comunidade, um deles a estatística da Organização Mundial da Saúde, sobre milhões de mortes ocasionadas pelo tabagismo no pulmão e as doenças decorrentes, especialmente o câncer neste órgão, laringe e boca.