Sucesso define o que foi o 4º Encontro da Mulher Rural

Data: Segunda-feira, 25/09/2023 09:00

“Maravilhoso!” O termo, usado pelo por Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, prefeito de Castanheira, para  definir o 4º Encontro da Mulher Rural, é o melhor resumo do que foi o evento promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, neste domingo, 24, no Salão de Eventos Santo Antônio.

Todos os ingredientes de uma boa festa foram considerados: começou com a invocação do Deus Altíssimo e depois de formada a Mesa das autoridades, seguiram-se, entre outras atrações, duas palestras, na área das saúde emocional e física, atividades recreacionais, alguns serviços em duas áreas que elas não abrem mão - da beleza e da saúde -, show de música popular, falas, entre outras, do prefeito e da presidente da Câmara, Marli Dias e, nos intervalos principais, lanche, um apetitoso almoço e sorteio de brindes mantiveram o movimento.

Num dos momentos mais esperados do dia, centenas de olhares, de animadas mulheres, vestidas de camisetas que lembravam o encontro, vibraram com o desfile das representantes de comunidades e linhas do município, onde elas, as mulheres, marcam presença nas lidas do campo, num exemplo oportuno da importância de uma boa parceria, no contexto da família, segundo os melhores manuais.

Ao final, a linha rural que mais recentemente ganhou nome, a Capixaba, teve sua representante, Nicoli Pereira, ex Secretária de Agricultura, subindo no lugar mais alto do pódio. Foi certamente um momento emocionante, pois naquela hora muitos lembraram de como um expectador estaria feliz com a conquista, o saudoso Henrique Pereira Sobrinho, o Tiricão, falecido em 22 de março de 2021. Thais Gouveira Souza e Márcia de Souza da Silva, ficaram, respectivamente, em 2º e 3º lugares.

No geral, o sentimento era de estar entrando para a história local mais uma página que será lembrada pelas futuras gerações, quando os arquivos dos eventos culturais da terra dos castanheiros forem buscados, evento que teve o apoio da Câmara Municipal e Empaer e a parceria de várias instituições. No caso do Desfile, por exemplo, a ganhadora levou para casa um cheque do Sicredi.