Saúde investe em capacitação

Data: Quarta-feira, 27/09/2023 09:00

Num mundo com rápidas transformações e mudanças de paradigmas no setor de saúde, capacitar, treinar, são palavras de ordem. Na Secretaria Municipal dirigida por Ana Paula Vargens este é um item urgencial.

Médicos e enfermeiros do setor de Saúde de Castanheira participaram nesta terça-feira, 26, de uma importante capacitação na área de dermatologia relacionada ao uso do dermatoscópio pelos facilitadores locais do Telesaúde, serviço implantado em agosto último, visando oferecer serviços a distância em 14 especialidades e que também exigiu capacitação de um grupo de profissionais.

No caso específico desta capacitação, ministrada pelos enfermeiros do TeleSaúde MT Valdelirio Venites e Nagela, o foco é a realização de exames de pele, mediante utilização de um método simples, para detectar câncer de pele (melanoma).

Na oportunidade foram entregues tablets e aparelhos dermatoscópico para todas as unidades de saúde do município visando facilitar o enfrentamento deste câncer que, segundo dados do Ministério da Saúde, apresenta mais de 200 mil novos casos por ano no país, estando entre os que apresentam  mais alto grau de agressividade.

DIU

Os médicos e três enfermeiros que atendem as unidades de saúde do município de Castanheira também já estão capacitados na área de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo não hormonal, ofertado pelo Sistema único de Saúde (SUS).

O treinamento, neste caso, foi dado pelo enfermeiro obstetra Eberson Antonio Vogel, de Brasnorte, e foi desenvolvido na sala de reuniões do PSF Vale do Seringal, no Bosque da Saúde.

Com informações de Diana do Valle de Souza