Ações do Setembro Amarelo e do Setor vacinal marcam semana na Saúde

Data: Sábado, 30/09/2023 13:00

A semana foi movimentada nos limites da Secretaria Municipal de Semana. Entre os destaques, uma Busca Ativa e uma ação de atendimento ao público no Dia da Mulher Rural.

No último domingo, 24, logo nas primeiras horas da manhã, uma equipe do setor de vacinas, coordenada por Eliane Terezinha Mariano e Luzia Auxiliadora, se deslocou para o Centro de Eventos Santo Antônio, disponibilizando todas as vacinas aos participantes do 4º Encontro da Mulher Rural.

Na quarta, 27, uma busca ativa tendo como público alvo as crianças, aconteceu no Quarto Assentamento,  dentro de uma estratégia que visa intensificar a imunização do público infantil naquela região de pequenas propriedades, com as vacinas específicas destinadas a este público. Estiveram a frente Eliane e Edivane Gonçalves, do PSF Rural.

Numa das várias pautas do Setembro Amarelo no município, equipe da UBS Urbana esteve no dia seguinte no Centro de Eventos do Idoso, no Bairro Santa Rita, realizando palestra aos que participam das atividades semanais, todas as quintas, naquele espaço. A um público atento, a enfermeira Diana Souza desenvolveu o tema “Sintomas da depressão”, mal que está entre os grandes causadores do suicídio.

No “Postinho Urbano”, como é conhecido o PSF do Bairro Guadalupe, a mesma profissional discorreu sobre o tema aos usuários daquele espaço, numa atividade dinamizada com a ação “abraço grátis”, da qual vários profissionais participaram, num gesto emblemático por valorização da vida.

Voltando a vacinação, além da presença em vários cenários, integrantes do setor já estão se preparando para mais uma capacitação. Segundo Eliane Terezinha será nos próximos dias 3, 4 e 5, 4 e 5, no Escritório Regional da Secretaria de Estado de Saúde, em Juina. Sobre o tema, ela destaca que a vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, toda a comunidade é ajudada no ideal de diminuir a incidência de doenças diversas.