Autocuidado foi destaque em evento da Educação

Data: Sábado, 07/10/2023 06:00

Estudos indicam que o mês de outubro assinala um tempo em que o esgotamento e o cansaço atinge o pico no cotidiano dos profissionais que atuam na linha de frente de atendimento ao público.

De olho nesta realidade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura reservou nesta sexta-feira, 06, um dia especial para os professores, através de dois momentos especiais de reflexão, tendo como palestrante o teólogo (pastor), professor e psicólogo Aluízio Vidal Flor.

No início dos trabalhos, num dia marcado pela emoção em Castanheira, com o sepultamento da jovem Júlia Quintino, a Secretária Rozelei Maria Pilegi Nunes, destacou o alento que a ocasião trazia à sua equipe.

As duas palestras enfatizaram a necessidade de que os professores tenham uma compreensão melhor de si, como pessoas, antes de se verem como profissionais. A partir desta percepção, Aluizio destacou a importância de olharem para “o seu todo” e a inter relação com outras partes de si e do ambiente onde estão inseridos.

Diante do exposto, o palestrante propôs que os professores e professoras assumam um compromisso de autocuidado como parte de sua vocação como educadores e não meramente como alguém que repassa conhecimento.

“A proposta central, portanto, foi animar o corpo docente da Rede Municipal de Ensino a ser instrumento de transformação, a começar deles próprios”, resumiu.