Prefeito tem dia de Homenagem

Data: Sexta-feira, 06/10/2023 10:00

Dia especial para o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho. E para seus colegas de gestão nos 5.568 municípios da República Federativa do Brasil, espalhados em 26 Estados federados. A sexta-feira, 06, reverencia o prefeito.

A Confederação Nacional dos Municipios (CNM) e a AMM, Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), que nesta semana elegeu Léo Bortolin (MDB), prefeito de Primavera do Leste, seu presidente, depois de quatro gestões de Neurilan Fraga (PL), registram homenagem aos munícipes, destacando o empenho de todos por “melhorias e dignidade aos seus munícipes”.

Em Castanheira, Secretários de Governo destacam, especificamente, o empenho de Juninho pelas demandas do município, mantendo o ritmo de grandes avanços dos últimos anos, depois de duas gestões com Mabel Almici onde ele próprio teve um papel significativo.

Desafiado a singularizar algumas qualidades de seu chefe, o professor Júlio Cézar Augusto do Nascimento, titular do Esporte e Lazer,  faz uso de duas palavras: Sinceridade e Honestidade. Em coro, Ana Paula Vargens, da Saúde acrescenta o dinamismo. Os demais, lembram de sua sensibilidade em perceber prioridades em todas as áreas.

Além de outubro o Dia do Prefeito também é comemorado em 11 de abril. Esta data, especificamente, faz alusão ao dia em que foi criado o primeiro cargo de prefeito no Brasil, em 11 de abril de 1835,  pela Assembleia Provincial Paulista.

A partir da Constituição de 1934, o cargo passou a ser único, em todo o país, a ele sendo atribuídas as funções de chefe do poder executivo do governo local, em simetria aos chefes dos executivos da União e do Estado, portando, em forma monocrática.