Obra inédita projeta Castanheira na região noroeste

Data: Terça-feira, 10/10/2023 11:00

Pequeno, em termos dimensionais e demográfico, o município de Castanheira tem se destacado nos últimos anos pelo enfrentamento de problemas crônicos e pelo ineditismo em algumas iniciativas.

Nos dois casos, um exemplo é a pavimentação asfáltica na linha que dá acesso ao Vale do Seringal, região que agrega centenas de pequenas propriedades, com outras maiores em seu entorno.

"Honestamente falando, ninguém imaginava receber este benefício, ainda mais pela instrumentalidade de uma patrulha asfáltica e recursos do próprio município", destaca um usuário da via, residente há mais de duas décadas no 3º Assentamento.

Sua viabilização resulta de dois fatores principais. Primeiro, o enfrentamento do elevado déficit de pavimentação no perímetro urbano, o que gerou experiencia de equipe. Segundo, e anteriormente, a obtenção dos diversos equipamentos necessários, tornando o setor de máquinas um dos mais completos da região noroeste.

De acordo com o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, grande entusiasta do projeto, a primeira etapa da pavimentação da vicinal João Paulo, da linha homônima, que incluiu terraplanagem, absorveu mais equipe e equipamentos. Cita como o exemplo, o uso do rolo pé de carneiro.

No momento, 12 homens estão no trecho que inclui os 10 primeiros quilômetros. A patrulha se utiliza, entre os equipamentos, de um espargidor,   três caminhões caçambas, um rolo chapa lisa e um patrol.  “O momento é mais da máquina e de trabalho braçal”, destaca.

A vicinal João Paulo é a via mais movimentada dentro do município de Castanheira e considerada estratégica pois dá acesso a quatro assentamentos e várias propriedades que representam significativo percentual nos resultados da economia, com três linhas de produção principais: gado de corte, gado de leite e produtos da agricultura familiar.

Para Juninho, as obras de infraestrutura paralelas, efetuadas pela Secretaria Municipal de Obras, leia-se quebra de morros, alargamento de pistas, trocas estruturais de velhas pontes de madeira por edificações de concreto (frente conduzida pelo vice prefeito Jandir Schefler), quando completadas, darão mais qualidade de vida ao trabalhador rural e agregados, algo fundamental.

Definição de termos

Espargidor – Máquina que detém em seu tanque emulsões asfálticas de aquecimento e bombeamento para pavimentar o solo.

Rolo pé de carneiro – Máquina que pode ter o cilindro com patas ou usar um cilindro liso e uma capa que o transforma em pata. A função das patas é penetrar superficialmente no solo para aumentar a área de contato. Isto faz com que a coesão entre as partículas seja quebrada, o que favorece a evaporação para que o material possa ser compactado.

Rolo liso – Conhecido  também como single-drum, cilindro único vibratório o rolo liso é uma máquina que tem a principal função de compactar asfaltos ou fazer trabalhos de terraplanagem, golpeando o solo muitas vezes por segundo em um movimento rotativo, ampliando a força aplicada e provocando vibrações que reduzem os atritos entre as partíc8ulas, facilitando assim a compactação.