Pequeno, em termos dimensionais e demográfico, o município de Castanheira tem se destacado nos últimos anos pelo enfrentamento de problemas crônicos e pelo ineditismo em algumas iniciativas.
Nos dois casos, um exemplo é a pavimentação asfáltica na linha que dá acesso ao Vale do Seringal, região que agrega centenas de pequenas propriedades, com outras maiores em seu entorno.
Trata-se de uma obra que, há pouco tempo, ninguém imaginava receber o benefício, ainda mais pela instrumentalidade de uma patrulha asfáltica e recursos do próprio município.
Sua viabilização resulta de dois fatores principais. Primeiro, o enfrentamento do elevado déficit de pavimentação no perímetro urbano, o que gerou experiencia de equipe. Segundo, e anteriormente, a obtenção dos diversos equipamentos necessários, tornando o setor de máquinas um dos mais completos da região noroeste.
De acordo com o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, grande entusiasta do projeto, a primeira etapa da pavimentação da vicinal João Paulo, da linha homônima, que incluiu terraplanagem, absorveu mais equipe e equipamentos. Cita como o exemplo, o uso do rolo pé de carneiro.
No momento, 12 homens estão no trecho que inclui os 10 primeiros quilômetros. A patrulha se utiliza, entre os equipamentos, de um espargidor, três caminhões caçambas, um rolo chapa lisa e um patrol. “O momento é mais da máquina e de trabalho braçal”, destaca.
A vicinal João Paulo é a via mais movimentada dentro do município de Castanheira e considerada estratégica pois dá acesso a quatro assentamentos e várias propriedades que representam significativo percentual nos resultados da economia, com três linhas de produção principais: gado de corte, gado de leite e produtos da agricultura familiar.
Para Juninho, as obras as obras de infraestrutura paralelas, efetuadas pela Secretaria Municipal de Obras, leia-se quebra de morros, alargamento de pistas, trocas estruturais de velhas pontes de madeira por edificações de concreto, quando completadas, darão mais qualidade de vida ao trabalhador rural e agregados, algo fundamental.
Definição de termos
Espargidor – Máquina que detém em seu tanque emulsões asfálticas de aquecimento e bombeamento para pavimentar o solo.
Rolo pé de carneiro – Máquina que pode ter o cilindro com patas ou usar um cilindro liso e uma capa que o transforma em pata. A função das patas é penetrar superficialmente no solo para aumentar a área de contato. Isto faz com que a coesão entre as partículas seja quebrada, o que favorece a evaporação para que o material possa ser compactado.
Rolo liso – Conhecido também como single-drum, cilindro único vibratório o rolo liso é uma máquina que tem a principal função de compactar asfaltos ou fazer trabalhos de terraplanagem, golpeando o solo muitas vezes por segundo em um movimento rotativo, ampliando a força aplicada e provocando vibrações que reduzem os atritos entre as partíc8ulas, facilitando assim a compactação.