Documentário destaca Castanheira sob a ótica da música

Data: Segunda-feira, 25/03/2024 22:13
Fonte: Castanheir
Uma das produções locais da área de audiovisuais realizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo, captados através do edital de chamamento público realizado pela Prefeitura Municipal de Castanheira, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura,  já está na etapa de produção.

O documentário, destaca aspectos da vida e história de Castanheira citados, direta e indiretamente, em cinco canções regionais, entre elas a que homenageia o município, composta por Joaquim Rodrigues da Cruz, maestro que viveu em seus primórdios, e que está sendo resgatada dentro de um outro projeto, paralelo, do Site Castanheira News.

Com o tema “Castanheira: Músicas que contam histórias”, o documentário, assinado por Vivaldo da Silva Melo, aborda questões como a chegada dos pioneiros, a relevância da Ar-1, a origem do nome, riquezas do município e alguns sentimentos comuns aos seus moradores, como o de perda, retratado na canção “Que Falta Faz”, entre outros.

A previsão é que o lançamento ocorra no final de abril e um dos locais pensados para o ato – dependendo de disponibilidade – é o recinto da Câmara Municipal.

A Lei Paulo Gustavo foi criada pelo governo federal para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia de covid-19. O objetivo foi garantir que artistas, produtores e organizadores culturais pudessem retomar a produção cultural.

Em Mato Grosso existem projetos sendo trabalhados a partir de editais da Secretaria de Estado de Cultura e editais das prefeituras que aderiram os termos da lei. Em Castanheira, quatro projetos estão sendo desenvolvidos e todos devem ser lançados no primeiro semestre.