Saúde investe em vacinação

Data: Sexta-feira, 10/05/2024 13:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Aumentar a cobertura vacinal dos sete imunizantes do calendário básico infantil, além de atender a demanda dos grupos de outras faixas etárias, tem sido uma prioridade no setor de saúde, especialmente, com o avanço de doenças como a dengue.

Em Castanheira, além do programa “Vacinação nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, o governo do Estado, e por inferência, o governo federal, tem feito incursões vacinais permanentes. Uma delas, se realiza nesta quinta e sexta, 09 e 10, na Praça 04 de Julho, no centro da cidade.

Nesta ação que termina logo mais às 16 horas, todas as vacinas do Calendário vacinal estão sendo oferecidas. No caso das Escolas, o calendário prevê, entre as referências, pela ordem, vacinação na Escola Municipal Castanheira, dia 24, na Escola Estadual Maria Quitéria, dia 27, e na Creche Pequeno Príncipe, no dia 29.

Os que aderirem ao apelo de que “vacinar é preciso, sofrer não é preciso”, feito por alguns, parafraseando Camões, devem estar atentos a algumas recomendações, entre elas levar o cartão de vacina, cartão do SUS, CPF ou identidade e assinar o termo de recusa ou consentimento, assinado pelo responsável, no caso das crianças.

O programa das escolas obedece a um mesmo horário, das 7h às 11h e das 13h às 17. No caso da Creche Pequeno Príncipe, até por seu papel de cuidar das crianças enquanto os pais trabalham, o horário vai das 09h às 11h e das 15h30 às 18h.

Imuniza MT

O Imuniza MT, presente nesta quinta e sexta em Castanheira com a carreta da vacinação, foi lançado em 2021 pelo governador Mauro Mendes, com o objetivo de aumentar o índice de vacinação junto à população contra as doenças que dispõem de imunobiológicos, de maneira que o Estado alcance as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde.

Até 2023 o programa investiu R$ 65 milhões, entre premiações, reforma, construção, aquisição de veículos, câmaras frias, ar-condicionado, equipamentos de refrigeração, insumos, serviços, capacitações e comunicação.