Castanheira treina brigadistas

Data: Quarta-feira, 15/05/2024 10:00

Uma função de extrema importância e responsabilidade está sendo alvo de um curso, que termina nesta quinta-feira, 16, com carga horária de 24h, no PSF Vale do Seringal. A iniciativa de formar um grupo de brigaditas local é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal e a 14ª Cia Independente de Bombeiro Militar, de Juína.

O brigadista é o profissional treinado para atuar na prevenção e combate a incêndios e a prestar os primeiros socorros em situação de emergência. O treinamento inclui assuntos como combustão, métodos de extinção, formas de propagação do fogo, classes de incêndio, prevenção e atuação em situações diversas, como o pânico.

Segundo o instrutor convidado, Sargento Bombeiro Carlos Carvalho, entre os conteúdos compartilhados na área de atendimento pré hospitalar estão avaliação inicial, reanimação cardio-pulmonar e os procedimentos requeridos em estado de choque, hemorragias, fraturas, ferimentos e queimaduras.

“Após a conclusão do curso a expectativa é que todos os participantes estejam aptos a prestar atendimento, caso necessário”, observa. A formação e treinamento por uma instituição certificada como o Corpo de Bombeiros, visam este fim, sendo o primeiro passo, uma vez que a formação deve ser continuada, para manter o brigadista atualizado sobre novas técnicas e normas de segurança.