Tudo pronto para o 20º Torneio Leiteiro

Data: Sexta-feira, 17/05/2024 15:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

A próxima semana será de muito movimento no Parque de Exposições de Castanheira. Logo na segunda, 20, terá início o período da chegada dos animais que participarão da 20ª edição do Torneio Leiteiro, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura. Até o dia 23 todas as matrizes já estarão no local.

Como nas edições anteriores, ao longo de três dias, de 24 a 26, em cinco ordenhas, as vacas leiteiras de 30 participantes inscritos serão avaliadas pela quantidade do leite que produzem no período, em duas categorias – vaca crioula e livre -, sendo premiadas as cinco com melhor desempenho em cada uma delas.

A programação inclui duas palestras, uma delas coordenada pelo SENAR, um curso sobre derivados de leite, de 24 a 26, e dois shows, sendo um regional, com Nando do Forró, na sexta-feira, 24, e outro nacional, no sábado, 25, com a dupla goiana Jorge Henrique e Rafael. Ao longo dos dias haverá almoço e jantar, oferecidos a R$ 20,00. Neste caso é preciso levar prato e talheres.

Entre os vários benefícios deste modelo de competição agropecuária, estão o incentivo a melhoria genética, divulgação de tecnologias e práticas – alguns stands serão montados no local -, valorização dos animais, integração entre os produtores - criando um ambiente de cooperação e trocas de experiências -, educação, capacitação e conscientização sobre qualidade.

Outro fator importante do Torneio, lembrado por sua coordenação, é o incentivo ao desenvolvimento econômico do município de Castanheira, uma vez que o evento atrai visitantes, expositores e investidores, gerando movimento econômico da região. Isto pode impulsionar o desenvolvimento local, criando oportunidades de negócio e fortalecendo a economia agropecuária da região.