Semana encerra ciclo de mostras da Lei Paulo Gustavo em Castanheira

Data: Terça-feira, 04/06/2024 07:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Lançamento do documentário “Castanheira: Músicas que contam histórias”, nesta sexta, 19h30, no espaço da IPCB, no bairro Bosque da Saúde, encerra o ciclo de mostras dos quatro trabalhos contemplados em Castanheira com a lei Paulo Gustavo, de incentivo a cultura.

A série foi iniciada com o curso “Artes Plásticas e Pinturas Decorativas”, coordenado pelo pastor e artista plástico Cauby de Araújo Gonçalves, desenvolvido com crianças do antigo PETI. O projeto “Ama Capoeira”, do mestre Guatá, fortaleceu a categoria de lutas marciais no município e Wesley dos Anjos, ao longo de várias semanas, tem desenvolvido uma série de reportagens dentro de sua proposta de dar visibilidade as manifestações culturais através do projeto "Cultura Castanheirense".

Em relação ao documentário, a partir de cinco músicas o pastor e jornalista Vivaldo Silva mostra alguns fragmentos da história e da cultura local. O grande destaque do projeto é a obra de Francisco Rodrigues da Cruz, inclusive com um primeiro rascunho de projeto paralelo que visa resgatar sua canção “Homenagem a Castanheira”.

Os quatro trabalhos aprovados por uma comissão constituída por representantes das Secretarias de Educação, Esporte, Administração e Assistência Social foram os primeiros desenvolvidos neste formato em Castanheira. A maior parte dos municípios do Estado aderiu aos editais, que teve trabalhos também coordenados pelo Governo do Estado.