Documentário resgata história do Professor Joaquim

Data: Sexta-feira, 14/06/2024 19:00

Último projeto dos quatro aprovados para receber recursos provenientes da lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, em Castanheira, o documentário “Castanheira: Músicas que contam Histórias” está sendo viabilizado no youtube a partir desta sexta-feira (14).

O trabalho, idealizado e produzido pelo pastor e jornalista Vivaldo Silva, através da micro-empresa  (MEI) Innovare News, responsável, localmente, pelo site Castanheira News,  mostra fragmentos da história de Castanheira, a partir de cinco canções, relacionadas ao município.

O grande destaque do documentário é a música “Homenagem a Castanheira” do maestro Joaquim Francisco da Cruz, que viveu no município em sua primeira década e foi por um bom tempo seu grande produtor cultural. O próprio Vivaldo, num projeto paralelo, está resgatando a canção, que terá gravação em dois formatos – playback e voz – com instrumentalização moderna.

Os outros três projetos são o curso “Artes Plásticas e Pinturas Decorativas", desenvolvido pelo artista plástico e pastor Cauby de Araújo Gonçalves, o projeto “Ama Capoeira”, do mestre Guatá, e a série documental “Cultura Castanheirense”, trabalhada por Wesley Borges.

A execução dos projetos foi acompanhada de perto por uma equipe, com representações das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social e Administração.