Outubro Rosa: Campanha lança alerta sobre câncer de mama

Data: Terça-feira, 08/10/2024 08:30
Fonte: Vivaldo S. Melo

Já em curso, o mês de outubro estabelece o período do ano em que o câncer de mama está no foco da dança das cores, representado pelo rosa.

Entre os destaques deste mês, campanha do Ministério da Saúde, já em curso, mostra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce em relação a doença.

A mobilização, respaldada no lema “Mulher: seu corpo, sua vida”, tem como símbolo um auto abraço, reafirmando o protagonismo feminino e valorizando o auto cuidado.

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. No Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

De acordo com pesquisas, é relativamente rara a incidência do câncer de mama  antes dos 35 anos, mas acima desta idade ela cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.