O prefeito reeleito de Castanheira, Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, toma posse na próxima quarta-feira, 1º de janeiro, em solenidade que acontece a partir das 08 horas no Salão de Eventos Santo Antônio.
Além dele, nove vereadores, sendo seis reeleitos e três eleitos, nas recentes eleições, assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2025-2028 e a equipe de Secretários Municipais.
Também será empossado na condição de vice-prefeito o empresário do setor mercadista Vanderlei dos Santos Vicente, cargo ocupado por duas legislaturas por Jandir Scheffler.
Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico.
Para cumprir seu projeto de gestão, Juninho conta com os Secretários, que são nomeados. E precisa também trabalhar junto aos vereadores, que representam os cidadãos no legislativo municipal, responsáveis por elaborar e propor leis.
Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas e tem a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.