Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Hanseníase é tema de capacitação

Data: Quinta-feira, 23/01/2025 16:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

A médica Dra. Edylangela Moura e a fisioterapeuta Juliana Gazona representam Castanheira nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24, de capacitação sobre hanseníase em curso no município de Juína, no auditório da CDL/ASCOM,  com participação de vários profissionais da área, numa inciativa que agenda palestras relavantes sobre temas afins, entre eles a importância do diagnóstico e tratamento da doença, visando quebrar a cadeia de transmissão.

Num dia dedicado à teoria, a Dra. Andreia Tamboreli Teixeira, médica hansenóloga, destacou o triste passado, quando não havia tratamento e o fato de haver, hoje, tratamento e cura. Como outros participantes, lembrou o preconceito sobre o tema e a relevância, como outras doenças, do tratamento precoce.

Entre os palestrantes, o também médico Dr. Ademar Rodrigues de Oliveira Júnior, diretor da AAER e responsável pelo banco de sangue de Juína, com pós graduação em hanseníase, observou que o fato de muitos casos estarem em tratamento na região reflete o cuidado dado ao assunto. Sobre a hanseníase em sí observa ser uma doença que deixa muitas sequelas, daí a relevância da busca de tratamento, enfatizada por todos os participantes.

O que é

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, as mucosas das vias respiratórias superiores e, em casos graves, outros órgãos. A doença tem cura e é tratável, mas pode causar deformidades e incapacidades permanentes se não for diagnosticada e tratada precocemente.