Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Meta arrojada para a infraestrutura rural se mantém em 2025

Data: Segunda-feira, 24/02/2025 11:00
Fonte: Texto Vivaldo S. Melo - Fotos Jandir Scheffler

Um bueiro na linha que demanda a propriedades rurais como a Fazenda Mulungu, na local conhecido como Ponte no Ronie, no entorno da comunidade Santa Terezinha, mantém a dinâmica da Secretaria Municipal de Obras de substituir bueiros e pontes com velhas estruturas por estruturas de concreto em Castanheira. 

Nos últimos anos a projeção tem sido de 50 edificações por ano, com o uso de material diversificado como os tubos metálicos flexíveis, com tecnologia exclusiva de projeto e produção, fabricado em aço corrugado de alta eficiência e resistência estrutural, associando economia, versatilidade e rapidez na montagem, reduzindo custos e prazos de entrega das obras.

Mesmo com as dificuldades impostas pelo período chuvoso, várias equipes têm se revezado para atender a demanda de serviços diversos, especialmente reparos em estruturas de pontes e bueiros ainda não substituídos, patrolamento nos momentos de estiagem e outros que se fazem necessário. Uma das intervenções recentes foi na linha 02, com reparos em sua vicinal.

O prefeito Jakson de Oliveira Rios Junior, o Juninho, entende que investir na infraestrutura viária rural de Castanheira é essencial para o desenvolvimento econômico, considerando a vocação do município. Um exemplo desta filosofia de gestão está no início da pavimentação da linha João Paulo, com recursos próprios, e do entorno da Comunidada Nova Conquista, no Vale do Seringal. 

No caso das pontes e bueiros com estruturas de concreto ele lembra que evitam erosões, garantem a trafegabilidade durante períodos chuvosos, evitando o isolamento das comunidades e facilitam o deslocamento contínuo de pessoas e mercadorias, sem a necessidade de desvios demorados. Por essas e outras a meta anual será mantida em 2025.