"UNDIME-MT debate educação inclusiva como alicerce para cidades transformadoras"
O último mês de março encerrou com um evento relevante para a educação: o 17º Fórum Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME-MT), realizado no Complexo Turístico Canaã, em Nobres.
Não houve, porém, tempo para que a representação de Castanheira e dos demais municípios presentes pudesse aproveitar as belezas naturais do local — conhecido por seu potencial turístico e paisagens que atraem milhares de visitantes anualmente.
Ao longo dos dois dias, a Secretária de Educação, Rozelei Maria Pilegi Nunes, acompanhada por Rosemeire Jacinta Duarte, do setor de compras, e Jessica Thailis Freitas de Macedo, assessora, dedicou-se ao tema central: “O papel da educação inclusiva, acessível e sustentável na transformação das cidades”.
Para Rozelei, a escolha do assunto foi oportuna, já que uma educação com tais pilares é fundamental para cidades mais justas, inovadoras e resilientes. “Transforma vidas”, afirmou ela, já de volta a Castanheira.
A programação incluiu palestras, debates e conferências com renomados profissionais da área. Na abertura, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC destacou a importância de políticas públicas para reduzir desigualdades raciais e sociais.
O evento contou ainda com a presença do presidente da UNDIME Nacional, Alessio Costa Lima. Para todos os participantes, foi um momento estratégico de troca de experiências, fortalecimento das políticas educacionais e alinhamento com os propósitos do tema discutido.