Nesta segunda-feira, 07, no Salão de Eventos dos Idosos, produtores rurais de Castanheira, MT, participaram de uma reunião com foco no fomento à banana, dirigida pelo engenheiro agrônomo Thiago Evandro Marim, da EMPAER.
A banana surge como um novo incentivo dentro da estratégia de diversificação agrícola, que tem no café clonal seu carro-chefe. O secretário de Agricultura, Paulo Horodenski, reforçou que a pasta, através da SEAF e EMPAER, está disponibilizando mudas de variedades como Farta Velhaco, Terra Anã, Princesa e Nanica, facilitando o acesso dos pequenos produtores a culturas de alto valor comercial.
O evento, que contou com apoio logístico da equipe da Secretaria, ressaltou a importância de ampliar as opções de cultivo, reduzindo a dependência de uma única lavoura e aumentando a resiliência econômica no campo. Enquanto o café clonal consolida-se como principal aposta para desenvolvimento rural, a banana aparece como mais uma opção viável e complementar, especialmente por sua adaptabilidade e demanda constante no mercado.
Com essas iniciativas, que inclui também a assistência técnica permanente da EMPAER, Castanheira reforça seu compromisso com a agricultura familiar, unindo tradição e inovação para impulsionar a economia local.