Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Capoeira e premiação de matrizes encerram 21º Torneio Leiteiro de Castanheira

Data: Sábado, 05/07/2025 14:00

Três dias de intensa programação marcaram a 21ª edição do Torneio Leiteiro de Castanheira, que se encerra neste domingo. O evento, realizado desde a última quinta-feira (03), reuniu ordenhas competitivas, palestras, oficinas, exposições de produtores e parceiros, além de shows populares – com destaque para a atração principal da abertura.

O ápice do torneio, que celebra um dos pilares da economia local, será o anúncio das matrizes mais produtivas após cinco rodadas de ordenha, previsto para o final da manhã. Antes, porém, a cultura tomará o palco com uma apresentação especial: o grupo Ama Capoeira, liderado pelo renomado instrutor Guatá, figura conhecida por difundir artes marciais na região.

Guatá, que também treina Jiu Jitsu e Muay Thai, ressalta a importância da capoeira como base para outras modalidades. "Muitos dos meus alunos iniciaram na capoeira e hoje representam Castanheira em competições, conquistando títulos", afirma. Com 25 anos de atuação, seu trabalho se expandiu para cidades como Juruena, Juína e Cotriguaçu, formando gerações de praticantes e instrutores.

"A apresentação de hoje é uma homenagem a essa trajetória e aos 37 anos de Castanheira", declara o treinador, animado em compartilhar a arte que tanto ama. Assim, o último dia do torneio une produtividade e tradição, celebrando tanto o leite quanto a cultura que movem o município.