Uma representação do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), sob o comando do gerente da Agência em Juína, Wlademir Alves da Silva, esteve em Castanheira na tarde desta quarta-feira (06), mantendo contato com secretários de governo da administração municipal, para algumas questões consideradas estratégicas em sua agenda, voltadas os agricultores e empreendedores familiares.
Um dos esforços entre as duas partes (SEBRAE e administração municipal), é implantar em Castanheira uma sala do micro-empreendedor. Com longa folha de serviços prestados para o segmento do micro-empreendedorismo, o SEBRAE tem se destacado nos últimos tempos pelo impulso que tem dado aos agricultores e empreendedores familiares por uma participação mais efetiva das compras públicas, chegando a publicar uma cartilha sobre o assunto.
A consultora Milena Neris participou das discussões, destacando a importância de envolver os agricultores e empreendedores familiares no processo de venda de seus produtos para o setor público. A obrigatoriedade de utilização de no mínimo 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos Estados e Municípios para a alimentação escolar, com aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar e dos empreendedores familiares rurais, abre uma grande oportunidade de comercialização dos gêneros da agricultura familiar.
Uma sala do Micro-Empreendedor em Castanheira pode dar mais visibilidade ao assunto, ainda desconhecido ou encontrando resistência de muitos. Também facilitaria a compreensão de alguns programas do governo federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que financiam a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, incentivam práticas saudáveis de alimentação e estimulam as produções locais sustentáveis.
Também participaram do encontro o palestrante e consultor Rodrigo Olegário Ferreira, da ROF Consultoria, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, especialista em políticas públicas e agroindústria familiares, e os secretários municipais da Administração, Sonia Pereira; Diego Zonta, da Educação; João Mançano Bruscagin, das Finanças; Paulo Horodenski, Agricultura e Meio Ambiente e Rosana da Silva, representando o setor de compras. “Depois das discussões desta tarde estamos bastante animados em relação aos projetos que a administração Mabel de Fátima Milanezi Almici tem para o setor”, avaliou Sonia Pereira.