Depois da conquista da Escola José de Alencar, agora foi a vez da Escola Municipal Dom Pedro também celebrar reconhecimento estadual, com uma turma multisseriada. Em anos diferentes, as duas unidades coicidentemente rurais garantiram o Prêmio Alfabetiza, resultado que evidencia o desempenho do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação no município de Castanheira e reafirma seu compromisso com a aprendizagem desde os primeiros anos.
Segundo a professora Ana Paula Dacol Maria, além da premiação conquistada pela Escola Dom Pedro, localizada no 3º Assentamento, a educação de Castanheira também recebeu o Selo Prata do Renalfa, outro importante programa voltado ao fortalecimento da alfabetização infantil. Para ela, os resultados refletem a dedicação conjunta de professores, equipes pedagógicas e famílias, que têm acompanhado de perto o desenvolvimento dos estudantes.
Para a secretária municipal de Educação, professora Rozelei Maria Pilegi Nunes, as conquistas representam um marco importante para o município. Segundo ela, investir na alfabetização é garantir as bases do aprendizado e do desenvolvimento humano, e a participação em programas governamentais como o Renalfa e o Alfabetiza fortalece as práticas pedagógicas, amplia o acompanhamento dos alunos e contribui para que as escolas avancem com qualidade e planejamento.
O Renalfa é um programa que reconhece e incentiva políticas públicas voltadas à melhoria dos índices de alfabetização por meio de acompanhamento e metas educacionais, enquanto o Alfabetiza premia diretamente escolas que alcançam resultados expressivos no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
As conquistas também refletem os esforços da gestão municipal do prefeito Jakson Oliveira Rios Júnior, o Juninho, que tem priorizado investimentos e ações estratégicas para fortalecer a educação e ampliar oportunidades para os estudantes de Castanheira.