Depois de chegar da China, onde esteve com uma caravana de Mato Grosso que foi apresentar projetos de desenvolvimento ao empresariado daquele país, visando parcerias de futuro, a prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi Almici, encontra-se em Brasília. Ela compõe uma caravana de prefeitos de Mato Grosso, liderados pelo presidente da Associação Mato-grossense de Municípios, AMM, Neurilan Fraga.
Na capital federal participam de uma mobilização municipalista, coordenada pela Confederação Nacional de Municípios, que inclui debates e reuniões com lideranças políticas sobre a crise financeira e econômica enfrentada pelos municípios, além da busca de providencias sobre projetos de interesse dos mesmos que tramitam na Câmara e no Senado.
Segundo Mabel, um dos temas mais emergentes destes encontros é o repasse aos municípios do Auxilio Financeiro de Fomento às Exportações, FEX. R$ 496 milhões devem ser repassados para o Estado e municípios de Mato Grosso. No entendimento da CNM o único caminho para agilizar o repasse do recurso é por meio de uma Medida Provisória.
Na tarde desta quarta-feira (22), acontece um encontro com o presidente da República, Michel Temer. Em nome dos prefeitos, Nerilan Fraga solicitará que o chefe da nação encaminhe a matéria com urgência ao Congresso Nacional. “Estamos lutando pela liberação do FEX para que as prefeituras consigam fechar o ano em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Este recurso representa um alívio financeiro para os gestores neste final de Ano”, diz ele.
Também faz parte da pauta do movimento o aumento em 1% do FPM (Fundo de Participação dosMunicípios), e a derrubada do veto ao Encontro de Contas, precatórios, resíduos sólidos e a atualização dos programas federais.