Neste 04 de julho Castanheira celebra 31 anos de sua emancipação, remetendo-nos as lei estaduais 5.320, do ano de 1986, que criou o município, e 4975, do mesmo ano, que lhe outorgou o nome. Outras datas importantes de sua história são 1º de janeiro de 1989, quando foi definitivamente instalado e o ano de 1995, definindo seus limites que se estendem por 3.703,7 quilômetros quadrados, onde vivem 2,2 de seus mais de 8 mil habitantes em cada um deles.
Como não existe aniversário sem bolo, música e outras atividades comemorativas, dois eventos maiores foram definidos pelo governo municipal, incorporando esses atrativos. Neste domingo, 30, a partir das 17 horas, na Praça 04 de Julho, no centro da cidade, acontecerá a largada da 3ª Corrida de Rua da cidade. No dia 03 de julho, no mesmo local, a partir das 21 horas, haverá bolo de aniversário, Festival de Música Livre e um animado bailão. Tanto para a corrida como para o Festival, as inscrições continuam abertas, podendo ser feitas, respectivamente, neste site (basta clicar no banner) e na Secretaria de Educação, na Rua Nossa Senhora de Fátima, 740, no Bairro Santa Rita.
“Se as celebrações, neste ano, são poucas, devido a mudança de data da Expocas, que sempre acontece no período e tem atividades incluídas no programa do aniversário da cidade, temos, como nos anos anteriores, muito a comemorar”, diz a prefeita. Lembra que entre as obras que serão entregues a população nos próximos meses estão o Terminal Rodoviário, a nova Creche Municipal, uma escola no perímetro urbano e duas escolas na zona rural. Destaca que em 2019 Castanheira ganhou o novo Centro do Idoso, a quadra coberta da Escola Castanheira e mais veículos para fortalecer a frota municipal, entre eles um ônibus para a Secretaria de Saúde. “Por aqui a gente não para e temos colhido os frutos do empenho de nossa equipe de governo”, conclui.