PROJETO ESCOLA DOS SABORES ENSINA CRIANÇAS A MANUSEAR ALIMENTOS

Data: Quarta-feira, 02/07/2014 00:00
Fonte: Camila Rosa

Projeto Escola de Sabores foi realizado no período 26 e 30 de junho de 2014 no “Centro de Evento Santo Antonio” com a finalidade de estimular as crianças aos primeiros contatos com os alimentos e a sua forma correta de manuseio e o resultado foi altamente satisfatório.

O projeto contou com a seguinte programação: no dia 26 foi trabalhada a receita de sanduiche natural com alunos na faixa etária de 07 a 10 anos onde 11 alunos da Escola Municipal Castanheira participaram do treinamento.

No dia 30, 10 alunos da Escola Estadual Maria, Quitéria na faixa etária de 11 a 13 anos literalmente colocaram as mãos na massa elaborando as receitas de pizza de calabresa e pizza Romeu e Julieta com excelente aproveitamento.

Nas aulas os “Mini Cheff” aprenderam o modo de preparo de cada receita, elementos de medidas como (ml, colheres, copo, xicara), a origem dos alimentos, a lavagem e higienização dos legumes e verduras, tipos de cortes, entre outras técnicas de cozinha.

As equipes participaram com muito entusiasmo no desenvolvimento das receitas, aprenderam a importância do trabalho em grupo e aprenderam muito bem a dividir as tarefas proposta com excelência.

A Nutricionista Gislaine Camila Rosa disse ser muito gratificante a realização deste projeto, pois posso ensinar muitas técnicas que aprendi durante minha vida acadêmica. E percebo que muitos alunos mostram um grande interesse em aprender e que são apaixonados pela a área de nutrição e gastronomia. Além disso, a culinária estimula as crianças e adolescentes a comerem melhor, aprendem disciplinas tradicionais e compartilham com a família.

“Quando eu pergunto quem gosta de cenoura, alface entre outros legumes e verdura metade da sala diz que não, mas então quando fizemos o sanduíche natural em que seus ingredientes são na maioria legumes e verdura, todos resolveram experimentar. O fato de manipular a verdura faz com que elas percam um pouco do preconceito”, estimulando assim uma alimentação saudável. Concluiu Camila.