Em tempos que a melhor qualidade de vida é uma preocupação global, o que dizer de um projeto que ajuda a prevenir problemas de saúde, fortalecendo o coração, ajudando a manter as artérias limpas, fortalecendo o sistema respiratório e reduzindo a gordura corporal? E tudo gratuitamente?
Em Castanheira quem tem acima dos 15 anos pode usufruir da atividade física que produz esses efeitos. Trata-se da dança aeróbica! Todas as sextas feiras, no Salão dos Idosos, na antiga feira, no Bairro Santa Rita, a partir das 19 horas, o educador físico Ernani Leitner Paz, da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, coordena uma iniciativa que tem contado com adesão cada vez maior.
É mais um ítem de um consistente programa da pasta dirigida por Zilda Stangherlin voltado para melhorar a qualidade de vida dos castanheirenses. A agenda é vasta, incluindo sessões de massagens, vôlei para os idosos, escolinhas de futsal para as crianças, ginástica aeróbica na piscina entregue pela atual administração em anexo ao Salão, onde também se encontra a Nova Casa do Idoso e o espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo destinado as crianças e adolescentes, SCFV.
Segundo Ernane os interessados em entrar na onda positiva da dança aeróbica devem procurar a Secretaria, na Rua Nossa Senhora Aparecida, neste entorno de vários espaços criados pela administração municipal para o fomento de projetos sociais voltados para pessoas em situação de risco social em Castanheira.
Ele lembra que existem muitas formas de se exercitar aerobicamente, além da dança, citando atividades como correr, caminhar ou andar de bicicleta. A Secretaria de Assistência Social tem incentivado essas e outras práticas. Recentemente, em parceria com a Secretaria de Esportes, realizou a 3ª Corrida de Rua de Castanheira. Mais do que a competição em sí, a iniciativa tem visado estimular uma das formas aeróbicas mais recomendadas.