Contagem regressiva para o 2º Encontro da Mulher Rural

Data: Quarta-feira, 25/09/2019 09:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Dia 20 de outubro, quadra de esportes da Escola Estadual Mário de Andrade, Terceiro Assentamento, Vale do Seringal, no município de Castanheira. Essas as referências para um dos maiores eventos voltados para a mulher da região noroeste de Mato Grosso, o 2º Encontro da Mulher Rural.

A iniciativa do governo municipal, através da Secretaria da Agricultura, com participação da Empaer e apoio da Câmara Municipal, parceiros do comércio e entidades que fomentam a economia local, já tem programação definida.

O início será às 08h, com Café da Manhã, terminando às 16h, logo após a Gincana de Sabores. Entre essas partes acontecerão palestras sobre “Boa alimentação para toda a família” e “Valorização Pessoal” e “Prevenção do Câncer no Colo do Útero”, atividades de alongamento com o recreador social Ernane Leitner e o aguardadíssimo  Desfile da Mulher Rural.

Na agenda da Secretaria de Paulo Horodenski a valorização do trabalho da mulher rural tem especial destaque, devido a crescente participação do segmento na produção de alimentos. O encontro anual, além de promover o congraçamento da classe, visa indicar soluções para enfrentamento de algumas dificuldades do cotidiano.

Mato Grosso possui aproximadamente 120 mil famílias na agricultura familiar, sendo que uma parcela significativa é chefiada por mulheres. No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de mulheres rurais. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), elas constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.