Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Crianças castanheirenses terão mostra de projetos do programa "União faz a vida"

Data: Segunda-feira, 00/00/0000 00:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Uma Mostra Pedagógica, no próximo dia 29, no Centro de Eventos Santo Antônio, das 13h30 às 16h. será o desfecho de um programa realizado pelo Sicredi com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Trata-se do “União faz a vida” 2019, que no Brasil envolveu mais de 284 mil alunos, 24 mil professores, 369 municípios em mais de 1908. Em Castanheira os professores e instituições participantes atuam nas Escolas Presbiteriana, Centro Educacional Municipal Pequeno Príncipe, Escola Municipal Castanheira, Escola Jorge Amado, Escola D. Pedro I e Escola José de Alencar.

Segundo a professora Claudineia Cardoso Gonçalves, coordenadora local, o programa veio ao encontro à resistência de alguns professores em trabalhar com projetos na sala de aula. A partir de um pequeno grupo deles, outros tiveram interesse em participar. Ao final, 41 se envolveram.

Depois das etapas de formações com os professores e discussões acerca da metodologia, centenas de alunos visitaram alguns espaços de produção do município, como o Casulo, definindo, após as visitas, seus projetos específicos. Esses trabalhos serão conhecidos do público na Mostra.

História

O programa União Faz a Vida começou oficialmente em 1995, depois que os gestores do Sicredi perceberam a importância de promover a educação para um mundo mais cooperativo. Antes, porém, em 1993, uma aproximação da instituição com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisas sobre Cooperativismo da Universidade do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, fomentou a ideia.

“O apoio do padre Roque Lauchner, então coordenador do Centro, foi fundamental para o desenvolvimento da ideia central de desenvolver um programa de educação cooperativa, criando uma metodologia focada no empreendedorismo e cooperação”, destaca histórico.