Enxertia da Castanha comprova apoio ao produtor no município

Data: Sábado, 25/01/2020 13:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

A Secretaria de Agricultura de Castanheira está celebrando mais uma conquista: com apoio da Empaer, realiza a primeira enxertia da castanha no município, a partir da propriedade do Sr. Luis Marques.

“Mais 3 a 4 anos e os que acreditaram no projeto idealizado pela prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici estarão colhendo os primeiros frutos”, destaca o Secretário Paulo Horodenski. “Está comprovado que o plantio na região dá certo”, observa.

Paralelamente, várias ações estão em curso no município visando incentivar os produtores rurais. Duas patrulhas rurais, compostas de 2 tratores, 2 carretões e ensiladeira, trabalham regularmente na preparação da terra, no plantio e distribuição dos ciclos de produção.

Num projeto de apoio ao produtor de leite, por exemplo, uma fonte destaca que o governo municipal está empenhado em apoiar a produção de comida para o gado, ou seja, na origem do processo.

Em outra ponta, o Viveiro Municipal nunca esteve tão ativo como nos últimos meses, trabalhando para o melhoramento genético de produtos como a castanha, café clonal, banana e outros.

No caso específico do café clonal, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Empaer, deve processar a partir de fevereiro a distribuição de mais 25 mil mudas. Numa primeira fase outras 25 mil foram distribuídas.

Numa projeção de futuro, uma meta da administração é disponibilizar várias patrulhas agrícolas, especialmente ao pequeno produtor, incentivando com isto o fortalecimento da agricultura familiar, em fase crescente no município.