Leite: reunião sela boas novas para os produtores

Data: Sexta-feira, 14/02/2020 09:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Muito antes de “entrar setembro”, conforme termos de um clássico da MPB, de Beto Guedes, boas novas já entraram no campo, em Castanheira. Nesta quinta-feira, 13, o Secretário de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral, esteve na cidade para fortalecer o que a administração já começou a fazer em 2020, que é o estímulo a produção no campo, objetivo do Programa Mato Grosso Produtivo, maior do gênero direcionado especialmente à agricultura familiar.

No gabinete da prefeita Mabel de Fátima Milanezi, representantes da cadeia leiteira, entre eles os empresários Lenoir Maria e Lenoir Maria Jr., do Laticínios Casterleite, e Leonir Chaves, do Laticínio Princesa Alessandra e presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínio de Mato Grosso (Sindilat MT), ouviram ampla exposição sobre os benefícios do programa ao setor.

No caso do leite, a proposta é de melhoramento genético do gado leiteiro, com a Prefeitura intermediando o acesso dos produtores ao material genético disponível pelo programa. A meta é estimular o agricultor com a doação de sêmen e embriões de alta qualidade genética para melhoramento do gado leiteiro. A partir desta iniciativa, os animais gestados da inseminação irão garantir aos produtores o acesso a animais geneticamente superiores, assegurando a formação de rebanhos com maior potencial produtivo, em substituição as matrizes de baixa produtividade.

Participaram da reunião, além dos citados, o Secretário de Agricultura do município, Paulo Horodenski, Secretária de Assistência Social, Zilda Stangherlin, o vice prefeito, Jandir Scheffler, o superintendente regional a Empaer,  Neucir Paravisi, o superintende da agricultura familiar da Seaf George Lima, o engenheiro agrônomo da Empaer, Fabrício Tomas Ramos, e o vereador Saulo Evangelista, de Juína, entre outros. Todos preocupados com os problemas enfrentados pelo setor, vislumbrando no programa ótimas alternativas. “A Seaf tem capacidade de gestão e está pronta para avançar”, disse o Secretário Silvano Amaral, sob o olhar atento da prefeita Mabel.

O MT Produtivo

Lançado em 13 de dezembro de 2019, o Mato Grosso Produtivo visa fortalecer a produção no campo, através de uma série de iniciativas para o fomento das principais cadeias produtivas do Estado. Além do leite, ações estão sendo desencadeadas com foco no café, cacau, mel, frutas (especialmente banana, limão e maracajá) e atividades como a piscicultura, extrativismo de castanha, produção de flores tropicais, criação de hortas nas Escolas Estaduais, apoio ao acesso à agua e irrigação, distribuição de insumos e entrega de patrulhas agrícolas.