18º Torneio Leiteiro já tem definições importantes

Data: Quinta-feira, 20/02/2020 09:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

A 18ª edição do Torneio Leiteiro de Castanheira, realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), com participação da EMPAER MT, Câmara Municipal e Sindicato Rural e apoio de várias instituições privadas e comércio, já tem movimento de bastidores. Com a data confirmada – 16 a 19 de abril – a coordenação, sob o comando de Paulo Horodenski, deve confirmar nos próximos dias a premiação.

Segundo Regulamento, o torneio será realizado em prova individual, na categoria livre, sendo vedada a participação de qualquer produtor com animal de outro produtor. Cada produtor pode participar com uma matriz e deve entregar o leite de sua matriz nos laticínios ou comércio local com no mínimo três meses de antecedência da data marcada para o evento. As inscrições já estão abertas desde o dia 1º de fevereiro e devem se estend3er até o dia 10 de março, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50 reais.

Outras exigências são a presença das vacas a partir do dia 13 de abril, uma segunda feira, em horário de expediente, ou seja, das 07h às 17h, conforme solicitação do INDEA-MT e o credenciamento de um representante residente no município para ordenha, caso o produtor não esteja no evento. Em hipótese alguma o produtor ou representante credenciado poderá ordenhar a matriz de outro produtor.

Também consta do Regulamento que, caso um participante empreste uma matriz de sua propriedade para outro produtor, mesmo que isto seja confirmado após a realização do torneio, ambos serão eliminados e poderão ficar impedidos de participar do evento no período de 1 a 3 anos. Em caso de reincidência, o produtor será vetado de participar do torneio municipal.

Cinco ordenhas serão realizadas, sendo duas no dia 17, duas no dia 18 e uma no dia 19, com o corte do maior peso. O sorteio das baterias acontecerá às 16 horas do dia 16 de abril, seguindo-se apresentação das matrizes e a esgota livre.