Termina nesta sexta-feira, 17, o prazo para os contribuintes que desejam receber 10% de desconto no pagamento do Imposto Predial e Teritorial Urbano, o IPTU, tributo fiscal estabelecido pela Constituição Federal de 1988, que tem como princípio a obtenção de recursos financeiros para a aplicação em benefícios como saúde pública, iluminação, limpeza e obras de urbanismo, entre outros.
Uma outra alternativa para facilitar o pagamento é comparecer até a mesma data no setor da Prefeitura que recebe o tributo, na Rua Mato Grosso, 64, centro, parcelando a dívida em três vezes.
Se há algo inquestionável é a relevância do IPTU para a vida em comunidade. A garantia de uma Castanheira melhor, passa necessariamente pela responsabilidade de seus cidadãos de cumprirem com a obrigação de pagar o tributo. A seguir listamos alguns dos reflexos positivos dos recursos provenientes do IPTU
Empregos
De acordo com a constituição federal parte do valor arrecadado do IPTU vai para obras de infraestrutura e pavimentação. Logo, gera empregos e melhoria para a cidade e a sua locomoção
Educação
25% do que a prefeitura arrecada do imposto é para melhoria na educação. Tanto na disponibilidade de vagas quanto na melhoria interna do ambiente estudantil.
Imóvel
Sim, sem custear o tributo, o proprietário pode perder o imóvel e o terreno se tornar propriedade pública. Lógico, que o bom senso sempre prevalece. O oferecimento de descontos e outros recursos visam o bem do contribuinte.
Saúde
Em Castanheira bem mais do que os 15% obrigatórios do montante recolhido com o IPTU tem sido destinado à saúde.
Inventário
Muitas famílias têm muita “dor de cabeça” quando se trata do falecimento de um ente e a divisão dos bens. Quando falamos de imóveis o assunto pode ficar ainda mais intrincado quando envolvem muitos parentes. Estar em dia com o tributo facilita a partilha nesse momento complicado.