Série do CN: "Os Quatro de Duas Gestões"

Data: Sexta-feira, 12/02/2021 13:00
Fonte: Site Castanheira News
A expressão “Os Quatro”, por coincidência ou não, sugere referências históricas marcantes. Quem não ouviu falar dos “Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, do clássico “Os Quatro Grandes”, de Agatha Christie, da trilogia “Os Quatro”, dirigida por Gordon Chan ou dos “Quatro Evangelhos Bíblicos”, para não falar de outras?

Pois em Castanheira “Os Quatro” pode sugerir um destaque interessante do cenário político. Da gestão anterior, primeira da história em que alguém conseguiu reeleger-se – Mabel de Fátima Milanezi Almici – quatro integrantes da linha de frente foram mantidos em seus cargos. E poderiam ser mais, caso, por exemplo, a própria Mabel aceitasse ser chefe de gabinete de Jackson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho.

Jandir Alberto Scheffler continua sendo vice-prefeito, Sonia Pereira, Secretária de Administração, Ivânia Tigre, Secretária de Saúde e Anderson Fernandes Mota, o Mineirinho, Secretário de Obras.

Como Castanheira é um município novo, criado em 04 de julho de 1988, “Os Quatro de Duas Gestões” vieram de outras regiões do país, todos movidos pelo desejo de construir novas histórias no noroeste de Mato Grosso. Jandir, é paranaense de Marechal Cândido Rondon; Sonia também é paranaense, de Cascavel; Ivania, capixaba de Montanha e Mineirinho, mineiro, claro, de Governador Valadares.

Embora os critérios para escolha de cada um possam ter razões diferentes, todos tiveram pelo menos um fator semelhante, que marcou, aliás, toda a equipe de Mabel: o empenho em fazer o melhor por Castanheira, virando páginas que precisavam ficar no passado a tempo e até por isto dar início ao que Ivan Lins, em um clássico da MPB, chamou de “um novo tempo”. Aproveitando a deixa do poeta, “apesar dos perigos” representados pelos reflexos de uma pandemia, o desejo é realmente este.