Censo 2021 disponibiliza vagas para Castanheira

Data: Terça-feira, 23/02/2021 18:00
Fonte: Assessoria com IBGE

Desde o último dia 19 de fevereiro, após a publicação de edital, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, está recebendo inscrições de interessados em trabalharem no Censo Demográfico 2021. São 3.490 vagas disponibilizadas em Mato Grosso – 204.307 em todo o país – distribuídas entre agentes censitários municipais (134), agentes censitários supervisores (283) e recenseadores 3.073).

No caso dos Agentes Censitários Municipais (ACM) e Agentes Censitários Supervisores (ACS), além das remunerações de R$ 2.100 e R$ 1.700, respectivamente, receberão auxilio alimentação, auxilio transporte, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação e conforme o estabelecido no edital, para uma jornada de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.

Os recenseadores, responsáveis por fazer o trabalho de coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores, a remuneração é por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário e o tipo de questionário preenchido. A escolaridade exigida para  ACM’s e ACS’s é o nível médio completo. Para recenseadores, ensino fundamental. Neste último caso, além da remuneração por produtividade, há o direito de férias e 13º proporcionais e a jornada de trabalho recomendada é de 25 horas semanais.

As inscrições para ACM’s e ACS’s vão até 15 de março. Para os recenseadores as inscrições tiveram início nesta terça-feira, 23, e se estenderá até o dia 19 de março. Nos dois primeiros casos a taxa de inscrição é de R$ 39,49. No último, R$ 25,77. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.

Os recenseadores terão direito ainda a férias e 13º salários proporcionais. A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 horas semanais. Os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados. As inscrições para o cargo de recenseador vão de 23 de fevereiro a 19 de março.

Os quadros de distribuição das vagas estão disponíveis para consulta no site do Cebraspe (http://www.cebraspe.org.br/concursos/em-andamento/), empresa organizadora dos processos seletivos.

Com datas diferentes, candidatos podem participar dos dois processos seletivos

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. Elas serão aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos.

Os candidatos a ACM e ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração/ Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

Já os candidatos a recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

No dia da prova, os candidatos deverão estar munidos de caneta esferográfica cor preta e de material transparente, comprovante de inscrição e documento original com foto. Protocolos de sanitários contra a Covid-19 serão divulgados detalhadamente em edital específico sobre os locais de prova, exigindo o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova, disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova, medidas para evitar aglomerações e respeito às legislações locais. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo e terá sua prova anulada.

Além da prova, os recenseadores receberão treinamento presencial e a distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias. Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento farão jus a uma ajuda de custo. As contratações ocorrem logo em seguida. O trabalho de campo do Censo 2021 começa em agosto.

Confira os quantitativos para alguns municípios da região noroeste, incluindo Castanheira:

Juína

Recenseadores – 38

Agente Censitário Municipal = 01

Agente Censitário Supervisor = 04

Castanheira

Recenseadores = 08

"É o maior processo seletivo para contratação de pessoal do país"

Agente Censitário Municipal = 01

Brasnorte

Recenseadores = 16

Agente Censitário Municipal = 01

Agente Censitário Supervisor = 01

É o maior processo seletivo para contratação de pessoal do país, com vagas em praticamente todos os municípios. Nos outros Municípios da região de Juína também há vagas disponíveis, confira no site do CEBRASPE empresa organizadora dos processos seletivos.

Edital Recenseador:

Edital ACM e ACS:

Contatos:

Telefones: (65) 3928-6100/ 3928-6130

Raquel Gomes e Luiza Goulart (SDI/UE/MT)

Millane Chaves (chefe da Unidade Estadual do IBGE)