A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, já está em curso em algumas regiões do país. Em Castanheira ela começa nesta segunda, 19, e deve se estender até julho.
Segundo a responsável pelo setor de imunização no município, enfermeira Ana Paula Licheski, excepcionalmente neste ano os idosos não serão os primeiros a serem imunizados, para evitar conflito com o calendário de vacinação contra a Covid 19.
A vacinação contra a gripe será dividida em grupos prioritários. Na primeira etapa, que começa segunda, serão vacinadas crianças que tenham entre 6 meses e menos de 6 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Numa segunda etapa será a vez dos idosos e professores, concluindo com os demais grupos prioritários.
Paula lembra a importância da vacinação e chama a atenção especialmente das mães para encaminharem seus filhos. “Não deixem de vaciná-los, porque a vacina é um direito da criança”, destaca, lembrando que o expediente de atendimento será das 08h às 16h30 no PSF Rural, de segunda a sexta.
Prioridade
Nas peças publicitárias que têm sido veiculadas no país sobre a imunização contra a influenza, o governo federal tem recomendado que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid 19 e depois a vacina contra a gripe.
A recomendação é que haja um intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação das duas vacinas.