Secretaria de Obras retoma substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto

Data: Terça-feira, 27/04/2021 00:04

Um dos maiores desafios da administração municipal de Castanheira, na gestão de Jakson de Oliveira Rios Junior, o Juninho, tem sido continuar as obras de infraestrutura na zona rural, iniciadas na administração anterior, dentro de um projeto que visa facilitar cada vez mais a vida do produtor rural.

Castanheira tem 1500 quilômetros de estradas vicinais e a cada quilômetro percorrido tem uma ponte e um bueiro, com estruturas em grande parte de madeira, requerendo reformas contínuas.

Com o avanço dos desmatamentos - dando lugar a pastagens e áreas agricultáveis -, a ausência de matéria prima para as edificações e poucas máquinas para manutenção, o município começou a acumular um histórico de transtornos.

Equipar o setor de máquinas e criar condições para a produção de material alternativo a madeira, como tubos para a construção de bueiros, tem sido prioridades de gestão nos últimos 8 anos, tendo continuidade na nova administração.

Animado com os resultados, Juninho tem definido novas intervenções. Uma delas é na MT 420, sentido linha São Roque. A ponte existente após o perímetro urbano, antes do Rio Sete, já foi derrubada e está sendo substituída por um bueiro anelar duplo, com 3 metros de vazão e 6 de extensão.

Segundo Juninho, a meta é substituir cada vez mais especialmente as estruturas de madeira de pontes mais precárias, por estruturas definitivas, de concreto.

Além de economia para os cofres públicos, a medida dará maior segurança aos que fazem uso das estradas vicinais do município, deixando para trás cenas que dificilmente são esquecidas, como a de moradores ilhados, do outro lado da ponte do Rio 7, em tempos de estação chuvosa.