Prefeitura de Castanheira

Secretaria SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Paulo Horodenski

Telefone

(66) 3581 1032 - 55 66 9667-4386

E-mail

np.ambiental@hotmail.com

Endereço

Endereço: Rua Mato Grosso, 142, Centro - CEP 78 345 000 – Castanheira MT

Natural de Pitanga, Paraná, Paulo Horodenski, 60, reside em Castanheira desde 17 de janeiro de 1986, ou seja, dois anos antes da emancipação político-administrativa do município.

Chegou ao então distrito de Juína, no noroeste do Estado, movido pelo mesmo espírito dos pioneiros, qual seja, o de construir um novo projeto de vida.

Vocacionado para a terra, atua como pecuarista, mas teve experiência no comércio, implantando o primeiro mercado no Vale do Seringal, na Comunidade Nova Conquista, entre os anos de 2012 e 2015 e foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente na segunda gestão de Mabel de Fátima Melanezi Almici, de 2017 a 2020.

Casado com Cleide Neuman Horodenski, pai de Rodrigo e Rafael, mantém como prioridades na SAMA a consolidação de projetos como a cultura do café clonal e o implante de embriões em bovinos, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.

 

A função é desenvolver controles de projeto de erosão e programas de saneamento urbano e rural, implantar projetos de benefício à agricultura familiar, implementar a correta utilização de adubos e incentivar alternativas naturais, praticar a política agrária no município, desenvolver projetos de recuperação da mata ciliar, de rios e mananciais poluídos, acompanhar processos de implantação de indústria, verificando sua adequação às normas ambientais. Tendo o município grande potencial na área da bacia leiteira, necessário se faz prestar ainda assistência técnica e apoio aos produtores de leite,  proporcionando o crescimento do setor.

 

É de competência básica da Secretaria Municipal de Agricultura o planejamento, apoio e desenvolvimento da política agrícola, pecuária, do abastecimento e da proteção do meio ambiente. A diversificação do plantio, o manejo adequado, a conservação do solo, a utilização de sementes e mudas saudáveis e orientação técnica, manutenção de viveiros florestais para florestamento e reflorestamento, projetos como piscicultura, avicultura, bovinocultura de corte e leite, apoio técnico, inclusive campanhas de vacinação e controle de doenças e melhoria dos rebanhos.